Processo de Avaliação Neuropsicológica dos Transtornos do Neurodesenvolvimento: uma perspectiva dos profissionais

UniMAX

Este estudo investiga a prática da avaliação neuropsicológica para transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) e Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp). A avaliação neuropsicológica é crucial nas consultas de saúde infantil, mas ainda há uma lacuna na sistematização dos estudos e na integração da formação dos profissionais de neuropsicologia com a neurociência. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas com 10 psicólogos especializados em neuropsicologia para entender como eles praticam a avaliação, suas percepções sobre sua atuação clínica e a adequação da formação acadêmica. O estudo destaca a necessidade de melhorar a formação profissional e a sistematização dos processos de avaliação.

  • O que é? Estudo sobre a prática e percepção da avaliação neuropsicológica para transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Vantagens e diferenciais: Identifica lacunas na formação acadêmica e na prática clínica, propondo melhorias.
  • Para que serve? Melhorar a prática clínica e a formação profissional em neuropsicologia.
  • Aplicações: Aperfeiçoamento de processos de avaliação e formação em neuropsicologia.
  • Tipo / Categoria: Modelo Teórico
  • Oportunidades para transferência de tecnologia: Disponível para parceria em desenvolvimento tecnológico
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